sábado, 19 de março de 2011

Canção de Nuvem e Vento

Medo da nuvem
medo Medo
Medo da nuvem que vai crescendo
que vai se abrindo
Que não se sabe
O que vai saindo
Medo da nuvem Nuvem Nuvem
Medo do vento
Medo Medo
Medo do vento que vai ventando
Que vai falando
Que não se sabe
O que vai dizendo
Medo do vento Vento Vento
Medo do gesto
Mudo
Medo da fala
Surda
Que vai movendo
Que vai dizendo
Que não se sabe...
Que bem se sabe
Que tudo é nuvem que tudo é vento
Nuvem e vento Vento Vento!

sexta-feira, 11 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

  O dia internacional da mulher tem uma importância singular na vida de mulheres modernas, inseridas no mercado de trabalho, ou melhor profissionais, que investiram na sua formação com muita garra e otimismo de exercer sua profissão. Embora o dia do acontecimento que marcou a data em homenagem as mulheres, foi triste e violenta, nos tempos atuais nos traz uma reflexão, não somente da posição que a mulher exerce, mas sim do lado emocional e racional  que faz da mulher sábia, que desde a criação a ela foi herdada toda a sabedoria de conduzir o homem a acertos e erros. Pense bem: se Eva não oferecesse a fruta a Adão, ele a teria comido? A mulher tem o poder em suas mãos há muito tempo, e ao longo dos tempos foi descobrindo como exercer esse poder. Infelizmente os erros são frequentes porque falta entendimento de como exercer  esse poder. O poder vem da saberia, a sabedoria vem de Deus, e à mulher, Deus proporcionou a inteligência e a capacidade de ser sábia. A mulher sábia edifica  seu lar, no livro de Provérbios de Salomão, capítulo 14 versículo 1, a palavra do Senhor diz: “Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos”.
  A mulher conduz o lar: filhos e marido a solicitam o tempo todo, mesmo exercendo sua posição profissional ou mesmo inserida no mercado de trabalho com qualquer função, a sua função doméstica continua sendo exercida com toda preocupação de uma dona de casa. E hoje, ainda são poucos homens que consideram o trabalho do lar insignificante, progresso também nas atitudes machistas que diminuiu em função da mulher ocupar posições semelhantes a do homem, e vice versa. Embora em alguns países ainda existem muitos preconceitos, essa mudança tornou-se individual, independente da luta internacional. Em cada mulher a um entendimento sobre essa conquista, ela é única, e cabe a ela modificar a sua trajetória, talvez determinada pela sua condição financeira, enfim foi à luta, buscando realização pessoal, que naturalmente envolve a profissional, em particular não consigo separá-las.       Para mim esse dia a cada ano tem um significado diferente, porque novas descobertas e acontecimentos na minha vida surgiram e a capacidade que em mim foi depositada pelo divino Pai, tenho colocado em prática a cada dia, buscando sabedoria para conduzir o meu lar, minha profissão e dedicação ao meu Deus, que tudo tem me proporcionado.
        Adianta ficar preso e lamentar o preconceito, que disfarçadamente ainda existe? Casos isolados mostram a diferença de esperar que algo se modifica através de uma lei e a de lutar para conquistar o seu espaço na sociedade, e por que não dentro do seu lar? Um exemplo de luta e conquista em busca de justiça é da biofarmacêutica Maria da Penha, que deu origem a Lei 11.340/06, em sua homenagem, garantindo mecanismo de defesa para mulheres vitimas de violência doméstica. Quantas injustiças ficaram impunes antes da lei, e ainda estão trancadas entre quatro paredes, por falta de iniciativa das vitimas.
      É preciso falar, gritar, em qualquer circunstancias de “preconceito”  contra a mulher na sociedade e dentro do seu próprio lar.  Mas fico firme na opinião que lutar por um ideal, requer sabedoria.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Eterna Juventude

Eterna juventude
O que seria de nós
Sem a nossa juventude?
Juventude
não morra jamais
 permaneça em minha vida para sempre

Juventude que supera as lágrimas,
as tristezas da velhice que teima em chegar,
o que é um rosto envelhecido?
Apenas a lembrança dos tempos de outrora
da existência que não podem voltar?
deixa a juventude então para sempre ficar
Eterna juventude que teima em me deixar...

Ser jovem é viver a vida plenamente
A juventude existe através da luz do olhar
Sou jovem
Porque estou viva, na certeza do brilho do meu olhar
 que não pode se apagar,
deleito na eterna juventude que jamais me abandonará.
Eterna Juventude...


Autora: Déa Marcia de Souza Silva Benjamim